Os últimos dias de maio reserva frio, chuva moderada a forte e a possibilidade de neve em algumas regiões do Brasil, segundo os meteorologistas. Será a primeira onda de frio de 2025 causado por uma onda polar que chega nesta quarta-feira (28), segundo o Climatempo.
Uma segunda massa de ar frio polar já está sendo esperada para os primeiros dias de junho. Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no centro-sul do Brasil. Assim, o frio será renovado e as temperaturas vão se manter bastante baixas na maioria do centro-sul do Brasil.

De acordo com o Climatempo, nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, a atuação da onda de frio será de fraca a moderada intensidade, pelo menos até o próximo sábado dia 31. Por isso, a chance de recordes de baixa temperatura ainda é pequena. Porém, outra massa de ar frio deve avançar sobre o centro-sul do Brasil nos primeiros dias de junho mantendo ou intensificando, o que poderá causar novos recordes de frio.
A expectativa é de que esse seja o episódio de frio mais intenso de 2025 até o momento.
A massa de ar polar que avança sobre o país pode estabelecer novos recordes de temperatura mínima em várias capitais, incluindo todas as cidades da Região Sul, além de São Paulo, Campo Grande e Cuiabá. Capitais do Norte, como Porto Velho e Rio Branco, também têm alta probabilidade de registrar as menores temperaturas do ano.
Confira o passo a passo do impacto da onda de frio
Segundo o instituto, o ar frio de origem polar começa a atuar com força sobre o Sul do Brasil durante esta quarta-feira (28), causando uma acentuada queda das temperaturas máximas. Durante a noite, o Sul do Brasil já deve sentir mais frio e o vento começa a influenciar as áreas de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Nessa quinta-feira (29), a onda de frio começa a causar queda de temperatura em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso e já atingindo também áreas em Rondônia e provavelmente no extremo sul do Acre e do Amazonas.
Já na sexta-feira (30), deve ser o pico do frio, com acentuada queda de temperatura na madrugada nos estados do Sul, em São Paulo, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no extremo sul de Goiás, no oeste e sul de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Também na sexta espera-se uma queda acentuada da temperatura máxima no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira.
Na região da grande Belo Horizonte, no centro-norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo espera-se uma queda da temperatura máxima durante o sábado. Estas áreas na região Sudeste serão as, menos impactadas por esta forte onda de frio que deve passar pelo Brasil nos últimos dias de maio.
Fonte: Itatiaia
Discussão sobre isso post