O transporte público passa por importantes mudanças a partir do final deste mês. Com o fim da gratuidade e a implementação de novas diretrizes operacionais, usuários e gestores se preparam para uma transição que promete modernizar os serviços.
Fim da Gratuidade e Nova Tarifa

A gratuidade no transporte público será encerrada a partir de segunda-feira, 31 de março de 2025, tendo domingo, 30 de março, como o último dia de isenção. Após essa data, os usuários deverão pagar a tarifa de R$ 4,00 para pagamentos com cartão eletrônico e R$ 4,50 para aqueles que utilizarem dinheiro.
A medida exige que os passageiros sem cartão eletrônico se preparem levando o valor exato em dinheiro, garantindo maior agilidade no embarque. O cadastramento dos cartões eletrônicos está sendo realizado por etapas, priorizando, na seguinte ordem: empresas com vale-transporte, estudantes (gratuitos ou meia passagem), passageiros comuns que recarregam por conta própria, portadores de necessidades especiais (PNEs) e idosos.
Para facilitar o acesso dos idosos, durante os primeiros 60 dias após a implementação da nova tarifa, será permitido o embarque mediante apresentação de apenas um documento de identidade com foto. A administração reforça o pedido de compreensão da população diante das mudanças, destacando a importância da organização para uma transição tranquila ao novo sistema de cobrança.
Novas Diretrizes de Atendimento
Em paralelo, o superintendente de trânsito, Daniel Elias, divulgou em vídeo as novas diretrizes para o atendimento do transporte público durante este final de semana, 29 e 30 de março. Segundo o comunicado, o plantão de atendimento funcionará exclusivamente para passageiros comuns e estudantes – incluindo os usuários que usufruem da gratuidade ou meia passagem – com pagamentos realizados apenas via PIX, não sendo aceitos dinheiro ou cartões físicos.
O atendimento destinado a idosos e pessoas com necessidades especiais (PNEs) será retomado a partir de 1º de abril. Essa mudança tem como objetivo agilizar os processos e proporcionar um serviço mais eficiente durante o período de transição para o novo sistema tarifário.
Com essas ações, a administração espera promover melhorias significativas na organização e na eficiência do transporte público, contando com a colaboração e compreensão dos usuários para que a mudança ocorra de forma harmoniosa.
Discussão sobre isso post