O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (PJMS) inicia, em 2026, sua 5ª edição oficial com ampliação significativa de sua atuação em Minas Gerais, consolidando a educação ambiental como política pública estratégica no estado. Nesta nova etapa, a iniciativa passa a alcançar mais de 200 municípios, com ações distribuídas em todas as regiões mineiras.
A edição de 2026 amplia o alcance do programa por meio da adesão de novas parcerias individuais em 32 municípios e da participação de consórcios intermunicipais, que incorporam outros 15 municípios. O PJMS também passa a contar com instituições da rede privada e fundações vinculadas à rede pública de ensino, além da parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), envolvendo escolas localizadas no entorno do Parque Estadual da Baleia, em Belo Horizonte.
Criado em 2022, após projeto piloto realizado em 2021, o programa vem evoluindo continuamente em suas metodologias e ampliando a adesão de municípios, escolas e parceiros institucionais. Ao longo desse período, consolidou-se como uma das principais iniciativas de educação ambiental do Governo de Minas.
O PJMS é estruturado em seis eixos temáticos centrais: Cidadania Ambiental; Educação Humanitária, com foco no cuidado e respeito aos animais silvestres e domésticos; Água; Resíduos Sólidos; Energia; e Florestas e Clima. Para ampliar a abordagem ambiental, o programa incorporou ainda os temas Qualidade do Ar e Poluição Atmosférica, além de Saneamento. A iniciativa oferece também curso de Educação Ambiental voltado à capacitação de professores, com foco em metodologias aplicadas ao ensino formal.
A edição de 2025 foi considerada estratégica para o fortalecimento do programa, com a participação ativa de 186 municípios finalistas. O ciclo contribuiu para o aprimoramento da gestão e para o planejamento da edição de 2026, estruturado a partir da escuta dos atores envolvidos. Como resultado, o programa ampliou seu alcance e passou a contar com 215 municípios nesta nova edição.
De acordo com o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Cottini, o programa promove conscientização sustentável e mudança de hábitos dos alunos, com impactos que extrapolam o ambiente escolar. “As ações alcançam as famílias e a comunidade, integrando teoria e prática para enfrentar desafios ambientais que vão do local ao global”, afirma.
As atividades desenvolvidas despertaram maior interesse das escolas pela gestão de resíduos sólidos, consumo consciente de água e energia, cuidados com animais e enfrentamento das mudanças climáticas, com ações como plantio de árvores e criação de refúgios climáticos.
Em 2025, foram implantados 108 Bosques do Amanhã, com o plantio de 12.229 mudas, além da realização de 1.557 atividades nos eixos temáticos. Desde sua criação, o PJMS já alcançou 257 municípios, 805 escolas, capacitou 34.128 alunos e 1.558 professores. O índice de satisfação é de 9,5, com 95% de avaliação positiva dos participantes.
Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhado ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), o programa tem como foco, em 2026, ampliar modelos pedagógicos e incentivar a municipalização da educação ambiental, fortalecendo sua permanência como política pública essencial em Minas Gerais.
Confira a lista dos municípios habilitados para ingresso no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis – Edição 2026
Categoria 1 – Parcerias Individuais com Prefeituras
Alto Caparaó
Arcos
Baldim
Borda da Mata
Caetanópolis
Carmo da Mata
Carmo do Cajuru
Carmópolis de Minas
Conselheiro Pena
Divinópolis
Itaúna
Lima Duarte
Limeira do Oeste
Machado
Marliéria
Matozinhos
Moeda
Moema
Muriaé
Nazareno
Pará de Minas
Pedras de Maria da Cruz
Pocrane
Rio Piracicaba
Santa Rita do Ituêto
Santa Vitória
São João Nepomuceno
Silvianópolis
Três Corações
Três Marias
Veríssimo
Virginópolis
Categoria 2 – Parcerias com Consórcio de Municípios
CIDASSP – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso/MG. Municípios que o contemplam: Bom Jesus da Penha, Cássia, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Jacuí, Monte Santo de Minas, Passos, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. (11 municípios).
Consórcio Consane Sul de Minas: Novos municípios – Candeias, Nova Serrana, Itatiaiuçu e Cambuquira. (04 municípios)
Categoria 3 – Parceria Rede Particular de Ensino – Três Corações
Colégio de Aplicação – Unicor
Categoria 4 – Parceria Fundação – Escola Vinculada Rede Pública – Ibirité
Fundação Helena Antipoff – Escola Sandoval Soares de Azevedo
Categoria 5 – Parceria Instituto Estadual de Florestas – IEF – Escolas do Entorno Parque Estadual da Baleia – Belo Horizonte
Escola Municipal Professor Edson Pisani
Escola Municipal Vila Fazendinha
Homologação da lista
Diretoria de Educação Ambiental
Fonte: Agência Minas








































Discussão sobre isso post