Os próximos dias exigem atenção redobrada de toda a população. De acordo com alertas meteorológicos, a região Centro-Oeste de Minas Gerais pode registrar temperaturas próximas dos 40 °C, com um cenário de calor extremo considerado perigoso à saúde humana.
Diante desse quadro, o SAAE Formiga reforça que segue trabalhando diariamente para captar, tratar e distribuir água de qualidade a todos os formiguenses.

No entanto, as altas temperaturas provocam um aumento expressivo no consumo de água, seja para hidratação, banhos mais longos, uso de piscinas e outras atividades, o que sobrecarrega os sistemas de tratamento, adução e distribuição.
Esse aumento excessivo de consumo pode comprometer o abastecimento, forçando o SAAE Formiga a adotar medidas cada vez mais drásticas, como a implantação de planos de racionamento, prática que já vem sendo adotada por outros prestadores e concessionárias em outras localidades do país diante do calor intenso.
Na zona rural e nos balneários de Formiga, o cenário se agrava ainda mais neste período, em razão da migração temporária da população urbana, além da presença de visitantes, turistas e sitiantes, elevando significativamente a demanda por água.
Por isso, o uso moderado e consciente é ainda mais essencial.
Como cada cidadão pode ajudar a economizar água:
- Reduza o tempo de banho e feche o chuveiro ao se ensaboar;
- Não lavar ruas, calçadas, garagens , quintais e veículos com mangueira;
- Utilize balde em vez de mangueira sempre que possível;
- Adie o enchimento de piscinas, evite trocas frequentes de água, adotando o tratamento químico;
- Reaproveite água sempre que viável (ex.: limpeza externa);
- Conserte vazamentos em torneiras, descargas e encanamentos.
O momento exige responsabilidade coletiva. Economizar água agora é garantir que todos tenham acesso a esse recurso essencial, especialmente em um período de calor intenso.
O SAAE Formiga conta com a colaboração de toda a população.
Cuidar da água é cuidar da vida. Use com consciência.
Fonte: SAAE Formiga













































Discussão sobre isso post