Uma novilha de cerca de 300 quilos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar na manhã deste domingo (21), após cair em uma cisterna seca e desativada, com aproximadamente oito metros de profundidade, no Distrito de Albertos, zona rural de Formiga (MG). Apesar da queda, o animal não apresentava ferimentos aparentes, segundo os bombeiros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada pelo COBOM por volta das 9h12. No local, os militares constataram que a estrutura da cisterna estava bastante degradada, oferecendo risco de colapso durante a operação de resgate.

Diante da situação, a equipe realizou a retirada de partes fragilizadas da estrutura, promoveu a estabilização do local e montou um sistema de salvamento com tripé e redução de forças. Um dos militares desceu até o fundo da cisterna para fazer as amarrações no animal, que foi içado de forma controlada e segura até a superfície.



Após o resgate, a novilha ficou bastante agitada, sendo necessária a imobilização temporária para a retirada dos equipamentos. Como não foram identificados ferimentos, o animal foi deixado sob os cuidados do proprietário.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta que cisternas, poços e estruturas semelhantes sejam devidamente protegidos, sinalizados ou isolados, a fim de evitar acidentes envolvendo pessoas e animais.
Fonte: 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros

















































Discussão sobre isso post