A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) e o Departamento Municipal de Agricultura realizaram, no dia 22 de outubro, o 2º Concurso Municipal do Café, em Córrego Fundo.
Segundo o técnico da Emater no município, Marcos Roberto de Souza, o concurso contou com a participação de pequenos produtores de café locais. As análises sensoriais foram realizadas em uma cooperativa de exportação de Piumhi, com provadores de larga experiência.

Alguns dias antes, no dia 22, foi promovida uma degustação e a distribuição de amostras do café campeão. Em seguida, ocorreu a entrega da premiação ao produtor vencedor.
De acordo com Marcos, os cafés do município mais uma vez impressionaram pela alta pontuação de bebida. Segundo a Associação de Cafés Especiais, todo café que recebe nota acima de 80 pontos, em uma escala de 0 a 100, é considerado café especial. Todos os cafés participantes obtiveram notas acima de 82 pontos.
No 1º concurso, realizado anteriormente, todos os produtores também alcançaram notas acima de 80 pontos.
O produtor Grinaldo José de Brito, mais conhecido como “Nego do Café”, da comunidade rural de Falhas, sagrou-se novamente campeão, com nota de 85,50 pontos, uma pontuação considerada muito boa.
Para se ter uma ideia, a Emater realiza anualmente o Concurso Estadual do Café, que no ano passado contou com mais de 1.400 amostras de todo o estado. O café campeão estadual obteve nota pouco acima de 92 pontos. Ou seja, o café de Grinaldo e dos demais participantes de Córrego Fundo apresentaram qualidade muito próxima a dos melhores cafés de Minas Gerais.
Neste ano de 2025, o concurso estadual recebeu mais de 1.800 amostras, e apenas 16% dos cafés atingiram notas entre 84 e 85 pontos. Isso demonstra que Córrego Fundo produz cafés de excelente qualidade.
Segundo a supervisora do Departamento de Agricultura, Bruna Eliza da Silveira, “a realização desses concursos é uma oportunidade de mostrar a qualidade dos nossos produtos agrícolas e valorizar o trabalho dos nossos produtores.”


















































Discussão sobre isso post