A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), em parceria com a Prefeitura de Córrego Fundo, por meio do Departamento de Agricultura e patrocinadores, realizou no dia 27 de setembro, dentro da programação do 2º Festival da Cachaça, o 3º Concurso Municipal da Cachaça.
Segundo o técnico da Emater em Córrego Fundo, Marcos Roberto de Souza, o concurso contou com a participação dos 10 produtores locais já registrados no Ministério da Agricultura, o que representou adesão total. Córrego Fundo conta ainda com outras duas agroindústrias em processo de registro, reforçando a importância do setor no município.
O concurso teve a participação de quatro jurados especializados, com formação em análise sensorial da cachaça. Cada amostra, apresentada de forma codificada, foi avaliada de maneira às cegas nos quesitos visual, olfativo, gustativo e personalidade.
Este ano, segundo Marcos, uma inovação marcou o concurso. Em parceria com o IFMG (Campus Bambuí), foi utilizado um sistema digital de votação e apuração. As notas foram lançadas via celular, e o resultado saiu em menos de cinco minutos, garantindo agilidade e transparência ao processo.
A grande vencedora da edição foi a Cachaça Padre Doutor, produzida por Geraldo Silva, da comunidade rural Padre Doutor. O produtor já havia se destacado no concurso estadual realizado pela Emater em Belo Horizonte, recebendo o selo Prata, ao atingir mais de 80 pontos na avaliação.
Importância para o município
Córrego Fundo é o 2º maior produtor de cachaça de Minas Gerais, com uma produção anual superior a 2 milhões de litros. O setor tem forte impacto na geração de emprego e renda, especialmente durante a safra, de abril a novembro, quando até trabalhadores do Norte de Minas vêm atuar no município.
Além disso, a cachaça local é comercializada em toda a região, movimentando a economia e fortalecendo os produtores.
De acordo com a supervisora do Departamento de Agricultura, Bruna Elisa da Silveira, a cada edição o concurso apresenta melhorias em organização e premiação. Já Marcos destacou que as notas finais foram bastante próximas, evidenciando a alta qualidade das cachaças produzidas no município.
“Parabenizo a todos os produtores participantes e agradeço aos inúmeros parceiros que colaboraram para a realização deste evento. Sozinho seria impossível organizar um concurso desse porte”, destacou.





Discussão sobre isso post