Onze dias após a desagradável surpresa de receber um pedaço de azulejo no lugar de um iPhone, Paula Rosa finalmente conseguiu reaver os R$ 8,5 mil que havia pago pelo aparelho na Amazon. O estorno no cartão de crédito da empreendedora digital, que mora em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, foi processado na segunda-feira (30), depois que a empresa admitiu que “erros podem ocorrer”.
“Depois da repercussão no Brasil inteiro, eles me reembolsaram. Acho que, se não fosse a repercussão, não teria resolvido”, afirmou Paula. Em nota, a Amazon informou que analisou o caso com atenção e tomou as medidas necessárias para solucioná-lo.

Apesar do desfecho positivo, a experiência deixou a empreendedora insegura em relação a práticas que antes eram rotineiras, como comprar pela internet.
“Preciso do telefone para trabalhar, mas ainda não sei onde vou comprar. Não estou muito confiante em comprar pela internet, não”, completou.
Azulejo no lugar de iPhone
No dia 18 de setembro, Paula comprou um iPhone 16 Pro Max na Amazon pelo valor de R$ 8,5 mil. Antes de finalizar a compra, ela se certificou de que a venda e a entrega seriam feitas diretamente pela empresa de e-commerce.
No dia seguinte, 19 de setembro, a tão aguardada encomenda chegou. Paula filmou o momento em que abria a caixa, mas a ansiedade rapidamente se transformou em frustração. Dentro, encontrou apenas um pedaço de azulejo.
“Quando abri a caixa de papelão que vem por fora, padrão, vi que a caixa do celular estava sem aquele plástico. Abri e vi que tinha uma pedra, um pedaço de azulejo, sei lá o que é isso”, contou ao g1.
A consumidora relatou que sempre comprou pela internet — inclusive na própria Amazon — e nunca havia enfrentado problemas. Por isso, confiou em adquirir o celular na plataforma, mesmo tendo encontrado preços menores em outros sites.
Ao consultar o número de série no site da Apple, descobriu que o aparelho já havia sido ativado 17 dias antes de sua compra.
Após receber o azulejo no lugar do celular, Paula acionou o atendimento online da Amazon e solicitou o reembolso. Porém, recebeu por e-mail a negativa da empresa.
“Confirmamos que o Apple iPhone 16 Pro Max […] estava na caixa entregue à transportadora quando saiu do nosso centro de distribuição. Portanto, não vamos reembolsar ou substituir esse item”, dizia um trecho da resposta.
A empresa ainda lamentou a intenção da cliente de acionar o Procon e informou que responderia ao advogado dela, caso fosse notificada. Diante da recusa, Paula registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar.
Com a repercussão do caso, o g1 procurou a Amazon, que, na ocasião, informou estar apurando internamente o ocorrido e que daria um retorno em breve.
Na segunda-feira (30), a empresa confirmou, em nota, que o valor pago pela consumidora havia sido ressarcido.
Leia a nota da Amazon na íntegra
“Embora a satisfação dos nossos clientes seja nossa prioridade máxima, erros lamentavelmente podem ocorrer.
Assim que tomamos conhecimento, analisamos minuciosamente este caso e tomamos as medidas necessárias para solucioná-lo, realizando o reembolso integral como solicitado por esta cliente.”
Fonte: G1 Centro Oeste
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