Na sexta-feira passada (26), o Município de Formiga, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, cujo tema foi “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”.
A primeira ação foi uma palestra ministrada a professores e alunos do 1º e 2º ano técnico em Logística, 1º ano técnico em Agropecuária e 2º ano EMTI, da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão. O palestrante foi o historiador e especialista em gestão do patrimônio cultural, Fabrício Fernandes, que atua na empresa AZ Produções, responsável pela consultoria em Patrimônio Cultural da Prefeitura de Formiga. Durante a explanação, foram abordados temas como patrimônio, formas de proteção e a história de alguns pontos do município, com foco na toponímia formiguense em geral, mas, especialmente, da Praça da Bomba e do Morro das Balas.

Após a palestra, a jornada teve continuidade com uma visita ao Morro das Balas. O local faz parte da história da resistência negra e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Os alunos foram acompanhados pelos professores Sirley, Lorena e Jussara, além do Secretário de Cultura. A visita contou, ainda, com a presença do historiador Fabrício e do professor de Geologia, Anísio Fonseca, que explanou sobre a história local, ressaltando que o espaço foi um palanque de luta do Quilombo do Ambrósio.
“Com a execução de mais essa ação, a administração municipal reforça seu compromisso com a promoção da cultura e do patrimônio local e agradece a todos que participaram, inclusive à empresa Lazer, que disponibilizou o transporte aos estudantes”, afirma prefeitura.
Fonte: Decom


Discussão sobre isso post