O fruticultor Elson Ribeiro, da comunidade rural de Padre Doutor, em Córrego Fundo/MG, realizou uma visita técnica a um produtor de morango em Divinópolis, com o objetivo de conhecer de perto a cultura que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado regional.
Segundo o técnico da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), Marcos Roberto de Souza, Minas Gerais é hoje o maior produtor nacional de morango. O sul de Minas se destaca como a principal região produtora, com ênfase para o município de Pouso Alegre, responsável por grande parte da oferta do estado, segundo ele.
Apesar de o clima médio de Córrego Fundo, com temperaturas entre 29ºC e 31ºC, não ser o mais favorável ao cultivo que varia entre 18ºC e 24ºC, novas tecnologias vêm possibilitando bons resultados. O uso de variedades adaptadas de mudas e de estufas garante maior qualidade na produção. Marcos explica ainda que a época de plantio do morango é muito influenciada pela altitude que, no caso de Córrego Fundo, está acima de 700 metros. Sendo, assim, o ideal é o plantio realizado entre fevereiro e março.
A visita foi viabilizada com o apoio do coordenador regional da Emater em Divinópolis, Lamartine Branquinho. De acordo com a supervisora do Departamento de Agricultura de Córrego Fundo, Bruna Elisa da Silveira, a procura pelo morango tem crescido consideravelmente na região, impulsionada pela popularidade do “morango do amor” e pelo uso versátil da fruta em vitaminas, saladas e sobremesas, especialmente nos meses mais quentes do ano.
Ela destaca que, se o produtor córrego-fundense quiser apostar na cultura do morango, ele terá o acompanhamento da Emater local e do Departamento Municipal de Agricultura.



Discussão sobre isso post