O projeto “As aventuras de Tutu” retorna à rede municipal de ensino de Formiga nos dias 18 e 19 de setembro. Ao todo, 685 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental receberão gratuitamente o livro “As aventuras de Tutu e sua turma”, da escritora formiguense Carla de Faria. A iniciativa é realizada com com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Pronac 235567).
Palestras com a autora e oficinas de encadernação artesanal com a ilustradora, Carol Macedo, serão realizadas nas escolas Franklin de Carvalho e Paulo Barbosa na quinta e na sexta-feira, respectivamente. O projeto foi executado em Formiga em 2022 e retorna à cidade após uma temporada de sucesso em 18 escolas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, onde cerca de 3 mil alunos foram atendidos.

Segundo a autora Carla de Faria, “o livro é importante porque incentiva as crianças a cuidarem melhor do seu dinheirinho, para que se tornem adultos mais conscientes de suas escolhas, de forma que saibam que podem alcançar todos os seus objetivos, desde que tenham planejamento”.
A obra infantil conta a história de Tutu, um menino de nove anos, muito inteligente, educado e amigo de todos. Muito cuidadoso com o seu dinheiro, ele vive, junto de seus amigos Dudu, Bruna e Júlia, as aventuras do conhecimento e a descoberta do valor das finanças para uma vida consciente e responsável. Consumismo, poupança, mesadas e planejamento fazem parte das divertidas histórias dessa turma. O livro traz uma linguagem simples e evita o uso de vocabulário desconhecido ou técnico e conta histórias baseadas no cotidiano dos alunos.
“O projeto promove o encontro de leitores e autores, estimulando a leitura em uma fase decisiva para as crianças. E incentiva, de uma forma muito divertida, a reflexão sobre consumismo, poupança e o valor de trabalhar pelos nossos sonhos”, comenta o coordenador da iniciativa, Guilherme Aragão.
O projeto “As aventuras de Tutu” (Pronac 235567) conta com o patrocínio de Amep, Prodoeste, Arapé, Com Energia, Schattdecor e JMN por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As palestras e oficinas dispõem de medidas de acessibilidade física e de conteúdo.
Fonte: Divulgação


Discussão sobre isso post