O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Bombeiro Militar de Minas Gerais (BOA), realizará, nos dias 09, 10, 16 e 17 de setembro, no Auditório do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes , localizado no bairro Aeroporto, em Belo Horizonte, um treinamento de Gerenciamento de Recursos da Tripulação (CRM). O objetivo é aprimorar a gestão da tripulação e promover uma cultura de segurança operacional, abordando temas como comunicação, liderança, consciência situacional, tomada de decisão, trabalho em equipe e gerenciamento de ameaças e erros.
O CRM, também conhecido como Crew Resource Management, é uma capacitação obrigatória, realizada no mínimo a cada 2 anos, para todos os profissionais envolvidos em operações aéreas, incluindo tripulantes operacionais, médicos e enfermeiros, que visa integrar e padronizar os procedimentos de cabine e atendimento, destacando a importância de utilizar de forma eficaz todos os recursos disponíveis — pessoas, equipamentos e informações — para garantir operações mais seguras e eficientes.

Em Belo Horizonte, serão formadas duas turmas, com carga horária de 16h (2 dias), divididas em duas semanas. Os conteúdos do curso serão ministrados em 11 disciplinas, incluindo automação, monitoramento e carga de trabalho, fadiga e estresse. Durante a capacitação, também serão realizados estudos de casos e trabalhos em grupo, baseados em relatórios finais de investigações de acidentes.
O Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, e o Diretor Técnico, Marco Aurélio Lobão, destacam a importância da atualização constante dos profissionais: “Essa capacitação é fundamental para garantirmos a atualização contínua dos conhecimentos e habilidades das equipes envolvidas em operações aéreas. Além disso, é uma exigência do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA III. Dessa forma, além de cumprirmos uma exigência, promovemos maior segurança nas operações e melhoramos a qualidade do serviço prestado à população.”
Fonte: Samu

Discussão sobre isso post