Redação: Brenda Mota
Na tarde dessa quinta-feira (4), o Corpo de Bombeiros Militar de Formiga atendeu a duas ocorrências de incêndio em vegetação que colocaram em risco áreas ambientais e a segurança nas rodovias MG-050 e BR-354.

O primeiro incêndio ocorreu por volta das 13h, no km 176 da MG-050, nas proximidades das comunidades de Betânia e Lambari. Uma extensa área de pastagem foi atingida pelas chamas, que se alastraram rapidamente e chegaram a uma mata de eucalipto e vegetação típica de cerrado. A 4ª Companhia dos Bombeiros contou com o apoio de moradores da região para controlar o fogo. Após cerca de três horas de intenso trabalho utilizando abafadores, mochilas costais e sopradores, as equipes conseguiram extinguir o incêndio, que causou grande dano ambiental.
Poucas horas depois, às 17h, a guarnição foi novamente acionada, desta vez para combater um novo foco de incêndio às margens da BR-354, no km 497, nas proximidades da antiga Cabofer. O fogo consumia a vegetação próxima à pista e gerava intensa fumaça, oferecendo riscos à visibilidade e à segurança viária. A rápida atuação dos bombeiros, com o uso de cerca de 1.000 litros de água, abafadores e sopradores, conseguiu conter o avanço das chamas em cerca de uma hora, impedindo que o fogo atingisse uma área de pastagem.
Em ambos os casos, os incêndios foram totalmente controlados e as ocorrências encerradas em segurança. As causas ainda não foram divulgadas, mas os bombeiros alertam para os perigos do uso inadequado do fogo, especialmente no período de seca, quando a vegetação está mais suscetível a queimadas.
*Com informações do Corpo de Bombeiros



Discussão sobre isso post