Na tarde dessa terça-feira (26), o 10º Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para apoio, via Central de Regulação do Samu, para atendimento de uma ocorrência envolvendo um homem que, ao ser atacado por um enxame de abelhas, mergulhou em uma piscina para tentar escapar das picadas no povoado Cacoco do Meio, em Divinópolis. A vítima teria se afogado e foi localizada já em óbito. O solicitante não sabia determinar se o enxame ainda estava no local.
A vítima foi encontrada por volta das 13:50h, sendo retirada da piscina por um dos donos do local, que tentou iniciar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), mas não conseguiu dar continuidade devido à persistência do ataque dos insetos. A vítima apresentava múltiplas picadas de abelha pelo corpo e não demonstrava sinais vitais.

Diante do cenário, a Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) empenhou de imediato uma Guarnição de Busca e Salvamento (GUBM). Ao chegarem, os militares, equipados com vestes de apicultura, removeram a vítima para um local seguro e realizaram os procedimentos de RCP até a chegada da equipe do SAMU, que assumiu o atendimento. O óbito foi constatado no local.
A área foi isolada para preservação da cena e segurança das demais pessoas, para evitar novos ataques, uma vez que os insetos ainda estavam alvoroçados. A guarnição retornou ao local no período noturno e, na impossibilidade de captura, realizou o extermínio do enxame, considerando o risco de novos ataques e dinâmica do local. A Polícia Militar foi acionada, juntamente com a perícia da Polícia Civil.
Fonte: CBMMG
Discussão sobre isso post