Na tarde dessa quarta-feira (20), a guarnição do Corpo de Bombeiros deslocou até as proximidades do km 492 da BR-354 para atendimento a um incêndio em área rural não protegida às margens da rodovia. No local, os militares constataram que o fogo atingia uma área de vegetação densa e alta, característica de capim-elefante, confrontante com pastagem.
O incêndio apresentava uma linha de aproximadamente 50 metros, deslocando-se no sentido leste, favorecido por vento predominante norte-sul. A ocorrência caracterizou-se como incêndio superficial, com temperatura ambiente de 20ºC e umidade relativa do ar de 50%.

A equipe de bombeiros realizou o combate direto às chamas utilizando uma linha de ataque, seguida de resfriamento e rescaldo das bordas da área queimada, eliminando o risco de reignição. Foram empregados cerca de 1.000 litros de água, totalizando 30 minutos de empenho.
A área queimada foi aferida em 0,8 hectares, utilizando aplicativo de medição de campo. A soma deste registro com atendimento anterior realizado no mesmo local resulta em 1,67 hectares atingidos. O fogo consumiu quase toda a vegetação existente às margens da rodovia, além de uma pequena porção de pastagem.
Fonte: CBMMG


Discussão sobre isso post