A tarde de terça-feira (19) entrou para a história cultural de Formiga. O escritor Silviano Santiago, um dos nomes mais consagrados da literatura brasileira, tomou posse na Academia Formiguense de Letras (AFL), passando a ocupar a cadeira nº 1 da instituição.
A cerimônia aconteceu às 17h, na Câmara Municipal de Formiga, reunindo acadêmicos, autoridades, imprensa, familiares e amigos. O evento foi conduzido pelo presidente da AFL, Paulo José de Oliveira, e contou com pronunciamentos dos novos imortais, Silviano Santiago e Servos Martinho Cardoso, além de seus padrinhos, Manoel Gandra e Rosilene Costa, respectivamente. O prefeito de Formiga, Cel. Laércio, também prestigiou a solenidade.

Além da posse de Silviano, a noite foi marcada pela apresentação musical de Servos Martinho Cardoso, violinista e escritor, que passou a ocupar a cadeira nº 14, cuja patronesse é Maria Lúcia Vasconcelos Mota Longo.
Quem é Silviano Santiago
Nascido em Formiga, em 29 de setembro de 1936, Silviano Santiago é ensaísta, contista, romancista e professor. Iniciou os estudos na Escola Normal de sua cidade natal e, mais tarde, mudou-se com a família para Belo Horizonte, onde estudou no Colégio Municipal.
Autor de mais de 30 livros, é considerado uma das vozes mais relevantes da literatura brasileira contemporânea. Entre os inúmeros prêmios que já recebeu, estão o Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, o Oceanos, o Ezequiel Martínez Estrada e, em 2022, o Prêmio Camões, a maior honraria da literatura em língua portuguesa.
Discussão sobre isso post