O município terá um prazo de 90 dias para realizar uma análise técnica mais detalhada sobre os danos estruturais registrados em pontes e áreas afetadas pelas chuvas instensas em Formiga. A informação foi repassada após a vistoria de um profissional especializado, contratado pelo Governo do Estado, que esteve na cidade para avaliação preliminar das estruturas.
De acordo com as informações iniciais, divulgadas pelo prefeito Laércio Reis, duas pontes apresentam comprometimentos. Na ponte do bairro Novo Santo Antônio, o problema identificado atinge a chamada “cabeça da ponte” — estrutura conhecida tecnicamente como encontro, que liga a ponte à margem do rio. A avaliação preliminar aponta que, nesse caso, a recuperação tende a ser menos complexa e com custo reduzido.
Já a situação da ponte conhecida como “Ponte dos Três Irmãos” é considerada mais grave. Conforme relato técnico inicial, há indícios de comprometimento significativo de toda a estrutura. A ponte possui mais de 80 anos de construção, e o material apresenta sinais avançados de deterioração.
O laudo técnico oficial deverá ser emitido até sete dias após a vistoria realizada pelo engenheiro Anderson, de Belo Horizonte, profissional especializado contratado pelo Estado. Segundo a análise preliminar apresentada às autoridades locais, há forte indicativo de que a estrutura esteja comprometida em sua totalidade e deverá ser demolida para que outra seja construída no mesmo local.
Além das pontes, também serão avaliadas a encosta da Lajinha, que deverá passar por obras de contenção, e as margens do Rio Formiga, onde foram registradas erosões consideradas significativas.
A partir dos laudos técnicos, serão definidos os próximos passos para recuperação das áreas afetadas e a adoção de medidas de segurança.









































Discussão sobre isso post