A Santa Casa de Formiga fechou o ano de 2025 com um número expressivo de nascimentos. Foram 792 partos realizados no Centro Obstétrico, o que representa a chegada de 799 novas vidas ao mundo – incluindo gêmeos e outros múltiplos.
De acordo com os indicadores do hospital, das 792 intervenções, 459 foram cesárias (58%) e 333 partos normais (42%). As cesarianas, que corresponderam a mais da metade dos procedimentos, tiveram uma média de 38 por mês, sendo 273 realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 187 por convênios e particulares.
Já os partos normais tiveram uma média de 27 por mês, com 87% deles sendo financiados pelo SUS e 13% por convênios e particulares.

O ano de 2026 começou com a chegada de mais de 30 novas vidas. Até essa quinta-feira (22) foram registrados 32 partos sendo 15 cesarianas e 17 partos normais.
Unidade Materno Infantil
A Unidade Materno Infantil (UMI) Dr. José Pedro Vaz é composta pelo Centro Obstétrico e UTI Neonatal, alojamento para as mães e um espaço multiuso apropriado para os encontros do GestaAmor.
O Centro Obstétrico Dr. Ubiratan de Brito Mota conta com duas salas de parto cesárea e duas suítes de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) do parto normal, e fica situada no mesmo espaço da Maternidade garantindo assim um atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres de Formiga e região.
A UTI Neonatal é equipada com 10 leitos regulados pelo SUSfácil e conta com uma equipe altamente qualificada de médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, trabalhando em conjunto para proporcionar o melhor atendimento possível para a recuperação dos bebês e crianças de até 12 anos que necessitam da atenção intensiva.
Apoio integral às mães
No intuito de promover o bem-estar integral da família e fortalecer os laços entre mãe e bebê, a Santa Casa criou um espaço acolhedor e confortável para as mães dos pequenos pacientes que estão na UTI Neonatal: o quarto das mães.
No alojamento, as mães têm a oportunidade de estender a estadia no hospital e ficarem próximas de seus bebês durante o período de internação. Elas recebem apoio psicológico, itens de higiene básica e todas as refeições diárias. Essa iniciativa visa facilitar o acesso e a disponibilidade das mães junto aos seus filhos, promovendo um ambiente propício para o cuidado e a proximidade entre mãe e bebê, fundamental para o processo de recuperação e desenvolvimento saudável do recém-nascido.
O complexo da maternidade é coordenado por uma equipe altamente qualificada, composta pelas médicas Dra. Cyntia Nayara e Dra. Renata Mendonça, responsáveis pela UTI Neonatal, Marília Pereira, enfermeira coordenadora da unidade, Dra. Marcela Moura, coordenadora da pediatria, Mariane Garcia, enfermeira coordenadora da Maternidade e Pediatria, e Gisele Mara, enfermeira obstetrícia, coordenadora do Centro Obstétrico.
Essa equipe dedicada trabalha em conjunto para garantir a excelência nos cuidados prestados, reafirmando o compromisso da Santa Casa com a vida, a saúde e a qualidade na prestação de serviços para a comunidade formiguense e região.
Rede Alyne
A Santa Casa recebeu um recurso de R$3 milhões provenientes de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal, Odair Cunha e vereadora, Joice Alvarenga para implementação das ações propostas pela Rede Alyne de Assistência Materno-infantil.
O programa Rede Alyne foi lançado em 2024 pelo Governo Federal em substituição à Rede Cegonha e tem como objetivos garantir novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança, reduzir em 25% a mortalidade materna até 2027 e reduzir em 50% a mortalidade para mulheres negras e indígenas até 2027, assim como atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU em 2030.
A iniciativa homenageia a jovem negra, Alyne Pimentel, que morreu aos 28 anos, gestante e vítima de negligência médica. O caso da moça levou o Brasil a ser o primeiro país condenado por morte materna pelo Sistema Global de Direitos Humanos em todo o mundo.
O programa será implementado na Santa Casa ainda este ano e é fundamental para assegurar a unificação da excelência no atendimento a mães e bebês de Formiga e região, promovendo cuidados ainda mais integrados e de alta qualidade.
Ascom Santa Casa de Formiga











































Discussão sobre isso post