A Administração Municipal de Córrego Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina contra a dengue já está disponível nas Unidades de Saúde do município para adolescentes de 10 a 14 anos, contemplando aqueles com até 13 anos, 11 meses e 29 dias.
De acordo com o Ministério da Saúde, essa faixa etária concentra as maiores taxas de internações por dengue no país, motivo pelo qual foi priorizada na estratégia nacional de vacinação. O imunizante é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como objetivo reduzir internações e óbitos causados pela doença.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação. A vacina não é indicada para pessoas com o sistema imunológico comprometido, seja por condição congênita ou adquirida. Estão incluídos nesse grupo pacientes em tratamento quimioterápico, pessoas que utilizaram altas doses de corticoides no último mês, indivíduos com infecção sintomática por HIV com imunidade comprometida, gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com histórico de reação alérgica grave a componentes da vacina.
Para receber a dose, é necessário apresentar caderneta de vacinação, CPF e cartão do SUS. Pessoas que tenham recebido recentemente vacinas como febre amarela ou tríplice viral devem respeitar o intervalo mínimo de 30 dias antes da aplicação da vacina contra a dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde também orienta a população a manter as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, como evitar o acúmulo de água em recipientes e realizar o descarte correto de resíduos, utilizando os serviços de coleta disponibilizados pela prefeitura.
Imagem: Freepik














































Discussão sobre isso post