Um pluviômetro instalado na esquina das ruas Eulália de Faria Nunes e Benjamin Constant, no bairro Rosário, em Formiga, tem fornecido dados relevantes sobre o volume de chuvas no município ao longo de quase uma década. O equipamento pertence ao ex-vereador Maurílio Leão, que realiza medições regulares desde 2017, contribuindo para o acompanhamento independente dos índices pluviométricos na cidade.
De acordo com os registros mais recentes, o volume de chuva contabilizado entre a noite de ontem e a noite desta sexta-feira chegou a aproximadamente 217 milímetros em um intervalo de 24 horas. Somente entre 8h30 e 19h30 do dia, foram registrados cerca de 170 milímetros. Desse total, 95 milímetros caíram entre 8h30 e 14h, e outros 75 milímetros entre 14h e 19h30. Na noite anterior, o acumulado já havia sido de cerca de 47 milímetros.

Segundo Maurílio Leão, o pluviômetro foi esvaziado às 8h30 para garantir a precisão das novas medições. Ele ressalta que, desde o início do monitoramento, este foi o maior volume de chuvas já registrado no local. “Meço desde 2017 e este foi o maior volume de chuva já contabilizado”, afirmou.
Ainda conforme os dados apurados, o acumulado de chuvas apenas no mês de janeiro já soma 363 milímetros, índice considerado elevado e que ajuda a explicar os transtornos registrados em diferentes pontos da cidade, como alagamentos, danos à infraestrutura urbana e riscos em áreas mais vulneráveis.













































Discussão sobre isso post