O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio da 4ª Companhia de Formiga, atendeu na manhã deste sábado (17) uma ocorrência de princípio de afogamento em uma represa no Condomínio Mangueirão II, na região de Furnas, em Formiga.
Segundo as informações, a vítima estava pescando quando entrou em um trecho mais fundo da represa e acabou se afogando. Ela foi retirada da água por pessoas que estavam no local e, no primeiro momento, estava desacordada. Pouco depois, recobrou a consciência, mas apresentava dificuldade para respirar.

Os bombeiros foram acionados por volta das 10h53 e chegaram rapidamente ao local. A vítima já estava fora da água, acordada e conseguindo responder, mas apresentava variação na respiração. Devido ao terreno com muita lama, a viatura não conseguiu chegar até o ponto exato da ocorrência, sendo necessário estacionar mais distante.
A vítima foi colocada de forma segura em uma maca e levada até a viatura com a ajuda de outras pessoas. Durante o atendimento, os bombeiros forneceram oxigênio, o que ajudou a melhorar a respiração e estabilizar o estado de saúde. Durante todo o trajeto, a vítima permaneceu consciente e estável.
Ela foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formiga, onde recebeu atendimento da equipe médica de plantão.
Orientação dos Bombeiros
O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados em locais com água, como represas, rios e lagos, que podem ter partes rasas e outras muito fundas. A orientação é evitar entrar na água sozinho, usar colete salva-vidas, ter atenção redobrada em locais escorregadios e nunca subestimar os riscos.
Em situações de afogamento, se for possível retirar a pessoa da água, o ideal é colocá-la de lado para facilitar a respiração e chamar imediatamente o telefone de emergência 193.












































Discussão sobre isso post