O Ministério Público do Estado de Minas Gerais encaminhou ao prefeito de Formiga, Laércio dos Reis Gomes, o Ofício nº 003/2026, no qual solicita esclarecimentos sobre os serviços de limpeza urbana no município. O pedido integra o expediente de referência 31.16.0261.0329873.2026-94 e foi assinado pelo promotor de Justiça Gabriel Cordeiro Carvalho.
No documento, o Ministério Público requer que, no prazo de cinco dias, o chefe do Executivo municipal apresente esclarecimentos acerca dos fatos narrados no procedimento. Entre as solicitações, está a apresentação de um cronograma de execução dos serviços de coleta de resíduos sólidos nos bairros, com a indicação de rotas, horários e dos canais de comunicação disponibilizados à população para acesso às informações.

O órgão ministerial também solicita informações sobre os métodos utilizados nos serviços de capina e roçada da vegetação invasora das vias públicas e das galerias dos rios existentes no município, bem como os motivos da permanência do material vegetal nos locais após a execução dos serviços.
Além disso, o Ministério Público pede que sejam demonstradas as medidas que serão adotadas para evitar a dispersão de lixo durante a coleta e o transporte dos resíduos, assim como para garantir o recolhimento da vegetação suprimida nos serviços de capina e roçada, com o objetivo de evitar transtornos à população.
Desde o início do ano, têm se avolumado as reclamações da população sobre a desordem na limpeza urbana, tanto em relação à coleta de lixo quanto a problemas como a permanência, por dias, de materiais restantes de capina que, durante as chuvas, se espalham pelas vias e entram nos bueiros. A situação se agravou após as chuvas que duraram todo o dia de domingo no município.













































Discussão sobre isso post