“Você precisa de um médico, Miller. Esse amor que você sente é doentio e eu não quero isso”, teria dito Bruna Fonseca, que foi morta no Dia de Ano-Novo de 2023, em Cork, ao seu ex-namorado, Miller Pacheco, hoje com 32 anos, 12 dias antes de sua morte. Este é um dos trechos de conversas entre os dois, apresentados no Tribunal Criminal Central, em Cork, nesta terça-feira (20). Transcrições da conversa em português, traduzidas para o inglês, foram lidas aos sete juradas e cinco jurados que acompanham o julgamento perante a juíza Siobhán Lankford. A leitura foi feita pela promotora Imelda Kelly, que leu as falas de Bruna, e pelo sargento detetive Michael O’Halloran, que leu as falas de Miller.
Uma gravação dessa conversa, ocorrida em 20 de dezembro de 2022, foi recuperada do telefone de Bruna Fonseca por policiais que investigavam sua morte. Miller Pacheco nega o homicídio de sua ex-namorada, ocorrido no apartamento dele na Liberty Street, em Cork, em 1º de janeiro de 2023.

Segundo matéria publicada no portal irlandês Irish Examiner, nas conversas entre os dois, há referência ao fato de eles terem mantido um relacionamento no Brasil por cinco anos, ficado separados por oito meses, reatado pouco antes de Bruna ir para Cork, sobre ela ter se envolvido com um estudante argentino na escola de idiomas em Cork e sobre o término com Miller poucos dias após ele chegar a Cork, no início de dezembro de 2022.
Miller disse: “Maldito argentino, maldito bastardo… você não se importa comigo.”
Bruna disse: “Depois de tudo isso, você precisa fazer um tratamento. Caso contrário, todo relacionamento que você tiver será assim. Você não quer melhorar?”
“Quando você disse que queria se perdoar, você estava pensando em mim? Estava pensando no bem-estar da sua família?… Isso é só um teatro para tentar me fazer ficar… Eu vou ter que viver com meu erro pelo resto da minha vida.”
“Isso não significa que eu não me lembre todos os dias do que fiz. Eu deveria ter feito de outra forma… Achei que você tivesse aprendido que não existe só a Bruna na Terra.”
Miller disse em diferentes momentos:
“Você não se importa se eu estou bem ou mal… Você não vai fazer sexo comigo, mesmo sabendo de toda a dor que me causou… O que eu tenho a dizer não vai fazer diferença… Eu te pedi, Bruna, para não me abandonar, mas você vai me abandonar.”
Bruna disse: “Eu quero ser solteira e você não deixa. Qual é o outro caminho? Ir para um convento? Virar freira?”
“Eu não posso viver assim, isso está errado. Qualquer deslize, você diz: ‘Ah, eu vou me matar’… Eu passei oito meses pisando em ovos, com medo de que você fizesse alguma coisa.”
“Eu vivi todos os dias pensando nisso… Ao menor sinal de que não vai dar certo, você diz: ‘Eu vou me matar’.”
“Eu tenho que ser perfeita 24 horas por dia. Durante esses oito meses, eu só falava com você porque acreditava que, se eu não falasse, você não acordaria na manhã seguinte.”
Miller disse, chorando ao telefone:
“Eu estou indo embora. Voltando para o Brasil. Eu perdi. Estou indo embora. Seja muito feliz… Vai demorar muito tempo até você me ver. Pode ser que demore muito tempo até você me ver… Porque talvez eu não queira te ver.”
Miller pediu para se encontrar com Bruna uma última vez, e ela respondeu:
“Não, não, isso vai bagunçar ainda mais a sua cabeça.”
Ele disse:
“Eu prometo que não vai bagunçar minha cabeça… Por que você quer isso com outra pessoa e não comigo?”
Bruna disse: “Você merece alguém que realmente te ame. Não se humilhe por migalhas.”
Ele disse: “Eu não vou me humilhar. Só uma última vez.”
Bruna respondeu: “Não é não. Não tem outro significado. Não, não, não, não, não, não… Quando você fizer tratamento, vai perceber o quanto se humilhou aqui. Eu estou te dizendo para fazer tratamento. Por favor, me deixe ir… me deixe ir, me deixe ir, me deixe ir.”
Em uma ligação anterior, Bruna admitiu ter traído Miller, dizendo: “Eu sei que errei muito, cara. Tem muita coisa acontecendo, mano. Todo dia isso passa pela minha cabeça. Eu sei que te magoei. Vou carregar essa culpa pelo resto da minha vida, Miller.”
“Sim, eu te destruí, mas você quer continuar se destruindo?… Eu errei, errei. Não vou mais me desculpar, não adianta. Me arrependo. … Eu sou ruim para você e você é ruim para mim. Não sou só eu. Você precisa de ajuda.”
“Não era real entre nós. Você só quer manter a farsa. Não quer aceitar que acabou. Talvez não dê certo comigo? Talvez seja outra pessoa que te valorize, alguém especial.”
Miller disse: “Você me destruiu por dentro.”
O julgamento continua nesta quarta-feira.












































Discussão sobre isso post