A Polícia Militar de Minas Gerais lançou, na tarde desta sexta-feira (12), na Praça São Vicente Férrer – a Praça da Matriz –, a Operação Filhos de Minas, iniciativa que marca o início do emprego operacional dos discentes do Curso de Formação de Soldados (CFSd). A equipe do Informe esteve presente e acompanhou o início das atividades, conversando com o comandante da ação no município.
A operação integra um projeto estruturante da corporação que articula ensino e prática policial, permitindo que os alunos-soldados vivenciem, no dia a dia, o que aprenderam no ambiente acadêmico. Segundo a PM, toda a atuação seguirá a Diretriz Geral de Emprego Operacional (DGEOp), garantindo rigor técnico, foco preventivo e aproximação com a comunidade.

Em Formiga, 16 alunos do CFSd atuarão até o dia 3 de janeiro. De acordo com o tenente Sócrates, responsável pelo grupo, 15 são naturais de Formiga e 1 é de Córrego Fundo, elemento que fortalece o vínculo da equipe com a população local.
O Aluno Soldado Jhonatan, formiguense, destacou que retornar à cidade para uma etapa tão importante de sua formação “é um grande motivo de orgulho” e reforça sua motivação para servir.
A Operação Filhos de Minas tem caráter pedagógico, estratégico e comunitário, ampliando a presença preventiva da Polícia Militar, fortalecendo a sensação de segurança e estreitando a relação entre polícia e sociedade.

















































Discussão sobre isso post