Na tarde de segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Poder Legislativo de Formiga, a vereadora Joice Alvarenga fez uso da Tribuna do Povo para anunciar sua pré-candidatura ao cargo de deputada estadual nas eleições de 2026.
Em sua fala, Joice recordou a infância pobre vivida na Charqueada e afirmou que, desde cedo, entendeu que, para lutar pelos mais pobres, era necessário ocupar espaços de poder. Por isso, há mais de 20 anos é filiada ao Partido dos Trabalhadores, legenda que, segundo ela, dialoga com sua visão de mundo e com seus valores de cuidado com os pobres e excluídos.

Foi dessa forma que chegou ao seu terceiro mandato como vereadora, sendo que, no último, foi a legisladora mais votada, com mais de 2 mil votos.
Joice também destacou sua luta em defesa das mulheres e fez uma reflexão ao mencionar a galeria de ex-presidentes do Legislativo, onde figura apenas uma mulher, Wilse Marques. “Precisamos mudar a representatividade nos espaços de poder, porque hoje homens fazem políticas públicas para mulheres”, afirmou.
A vereadora disse ainda que, como mulher, mãe, esposa, militante do PT e defensora das causas das minorias — como a população LGBTQIA+, povos indígenas, população negra e moradores da periferia — passou a enxergar o mundo em busca de soluções. Durante o discurso, citou a pensadora Angela Davis:
“Não aceito mais as coisas que não posso mudar. Estou mudando as coisas que não posso aceitar.”
Segundo Joice, essa frase de Angela Davis a impulsiona a dar um passo maior ao comunicar sua pré-candidatura a deputada estadual.
“Eu tenho um partido forte, um grupo forte, uma família que me apoia, uma história que me orgulha e eu tenho coragem, coragem”, concluiu.















































Discussão sobre isso post