A Polícia Federal (PF) cumpriu, neste domingo (23/11), mandado de busca e apreensão no Ceará para investigar a suspeita de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025.
A operação Profeta, como foi chamada, foi deflagrada no Ceará. A intenção é esclarecer a suspeita de vazamento antecipado de conteúdo da prova. “A atuação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos”, informou a PF.

Na última terça-feira (18/11), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões do Enem depois de receber relatos de que itens muito semelhantes teriam circulado nas redes sociais antes da prova, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
A PF foi acionada para entrar no caso pelo Ministério da Educação (MEC). Poucos antes do segundo dia de provas, em 16 de novembro, uma live de uma pessoa no Ceará exibiu questões muito parecidas às que caíram na avaliação oficial. O responsável pela transmissão afirma ter usado como referência uma prova do MEC voltada para cursos de medicina, que costuma trazer itens parecidos com o padrão do Enem.
Segundo o Inep, apesar de haver semelhanças entre as questões divulgadas e as aplicadas no exame, nenhuma delas era idêntica à versão oficial. Mesmo assim, a comissão técnica considerou as denúncias e avaliou todo o processo de elaboração da prova antes de decidir pela anulação.
O governo federal afirmou que, apesar da suspeita de vazamento, o sistema de correção do Enem considera questões previamente testadas com estudantes, o que pode gerar itens semelhantes em diferentes aplicações.
Ainda de acordo com o Inep, todos os protocolos de segurança foram seguidos durante a construção do banco de questões e, mesmo com a anulação, mantêm-se a isenção, a lisura e a validade das provas.
Números
Neste ano, cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados compareceram aos dois domingos de prova do Enem, em 9 e 16 de novembro. A aplicação foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após a passagem de um tornado pela cidade.
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. A remarcação se deu pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30)
Fonte: O Tempo

















































Discussão sobre isso post