O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã deste sábado (8) dois alertas laranja que atingem Minas Gerais inteira. A maior parte do estado está em alerta para tempestades que podem ser acompanhadas de granizo.
Os alertas emitidos pelo Inmet valem até o final deste domingo (9). Conforme o órgão, 677 cidades mineiras podem registrar tempestade com volume estimado entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm no dia. A chuva deve ser acompanhada de ventos que podem atingir até 100 km/h e granizo. Nessas condições, há o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já o alerta de chuvas intensas abrange 208 cidades. A soma de municípios nos dois alertas ultrapassa as 853 cidades mineiras porque um município pode estar nos dois alertas ao mesmo tempo. A diferença entre as duas condições é que a chuva intensa não prevê granizo, mas o volume de até 100mm no dia e de ventos até 100km/h são mantidos.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado que não se use aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Fonte: O Tempo

















































Discussão sobre isso post