A uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 464 mil mineiros vivem a reta final da preparação para as provas, marcadas para os dois próximos domingos, 9 e 16 de novembro. Para quem conta os dias até o teste – que garante vaga no ensino superior –, o momento é de revisar conteúdos e manter o equilíbrio.
A dica é do professor universitário e especialista em concursos públicos Eldon Queres, que atua na área desde 2014. Responsável pela coluna Promove Concursos, publicada pelo Hoje em Dia, ele explica que a última semana interfere diretamente no desempenho dos candidatos, mas deve ser conduzida com leveza.

“Essa ainda é uma semana de estudo, mas precisa ser mais leve, porque o aluno não vai aprender nada novo agora. A recomendação é revisar os pontos mais cobrados e trabalhar os erros comuns”, orienta o professor.
Entre as estratégias indicadas, Queres sugere a prática de questões com controle de tempo, a leitura de resumos e o uso de flashcards. Ele destaca que o ideal é produzir o próprio material de revisão, para reforçar o aprendizado e manter o foco nos conteúdos essenciais.
“O aluno pode usar flashcards para anotar perguntas e respostas curtas, colocar em um saquinho e ir sorteando de hora em hora ao longo do dia o que revisar. No fim, ele junta tudo e faz um resumo estratégico. Assim, revisa sem esgotar a mente”, explica.
Mais do que revisar, o professor reforça a importância do cuidado emocional e do descanso. Segundo ele, é comum que os estudantes sintam ansiedade e medo de esquecer o conteúdo, mas a tranquilidade pode ser decisiva no desempenho.
“Esse é o momento de manter a calma e lembrar que tudo o que podia ser feito já foi. Uma boa alimentação, noites de sono de qualidade e momentos de distração ajudam a chegar com a cabeça boa no dia da prova”, afirma Queres.
Tentar estudar tudo de uma vez é um dos erros mais comuns e deve ser evitado. “O ideal é desacelerar para que, na hora da prova, venha aquela adrenalina natural e o estudante consiga descarregar tudo o que aprendeu com tranquilidade. O foco deve ser o dia da prova. Ler com atenção cada questão, identificar sinônimos e evitar distrações são cuidados simples que fazem diferença no resultado final”.
Minas é o 2º estado com mais inscritos no Enem
Minas é o segundo estado com mais participantes no Enem, atrás apenas de São Paulo (751 mil). O número foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o levantamento, o Brasil registrou 4,8 milhões de inscritos, o que representa um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11% na comparação com 2024.
No território mineiro, mais de 142 mil concluintes do ensino médio da rede pública confirmaram a participação, representando 72,24% de alunos aptos à inscrição.
Fonte: Hoje em Dia


















































Discussão sobre isso post