O plantio das mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, doadas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), foi iniciado em Córrego Fundo. A ação é fruto de uma parceria entre diversos órgãos e produtores rurais, com o objetivo de multiplicar novas variedades de cana de maturação precoce no município.
Segundo o técnico da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) no município, Marcos Roberto de Souza, o trabalho conjunto promete bons resultados:

“Essa iniciativa reúne esforços do IAC, que fez a doação das mudas; da Prefeitura, que realizou o transporte; da equipe da horta escolar, responsável pelos cuidados iniciais até o plantio; e do produtor rural, que cedeu a área para o plantio e multiplicação das mudas.”
Foram doadas três variedades de cana para o plantio: CV6654, CTC 9001 e RB975033. Essas variedades devem solucionar uma dificuldade enfrentada por muitos produtores de cana, especialmente os fabricantes de cachaça.
“A maioria dos produtores inicia a preparação do fermento para a safra entre o final de abril e o início de maio. No entanto, as variedades cultivadas atualmente no município são, em sua maioria, de ciclo médio a tardio, o que dificulta o início da fermentação e, consequentemente, da produção de cachaça”, explicou Marcos.
Das três variedades recebidas, duas são de maturação precoce que atingem o ponto ideal de colheita a partir de abril. Isso deve facilitar o início da safra e melhorar o planejamento produtivo dos agricultores locais.
A área cedida pelo produtor servirá para a multiplicação das mudas, atendendo inicialmente o próprio colaborador e, gradualmente, os demais produtores interessados.
Segundo a supervisora do Departamento de Agricultura, Bruna Eliza da Silveira, a iniciativa mostra como o trabalho em parceria traz benefícios concretos:
“Essas ações compartilhadas são a melhor forma de resolver os desafios dos produtores. Cada um contribui um pouco, e juntos conseguimos encontrar soluções que beneficiam toda a comunidade rural.”


















































Discussão sobre isso post