Na semana em que completa 83 anos de fundação, o Patronato São Luiz acaba de dar um passo importante em suas ações de promoção social e cidadania. Com o apoio do Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA), a cozinha da instituição foi cadastrada no Programa Cozinha Solidária, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Nessa terça-feira (7), a instituição recebeu sua primeira doação, composta por 540 quilos de arroz e 360 quilos de feijão, provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Banco de Alimentos também foi responsável pela logística, realizando a retirada dos produtos no CEASA de Contagem e garantindo a entrega em segurança até o Patronato.

Criado em 1942, atualmente a instituição atende 40 crianças de 6 a 14 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e 124 jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos, que são preparados para o mercado de trabalho.
Para a Presidente do Patronato, Alessandro Pieroni, a conquista representa um avanço importante para a instituição: “O apoio do Banco de Alimentos foi fundamental, para conseguirmos realizar o cadastro e garantir esse reforço na alimentação das crianças e adolescentes que atendemos diariamente.”, destacou.
A Diretora de Segurança Alimentar, Adriana Oliveira, ressaltou o compromisso do BMA com o fortalecimento das entidades socioassistenciais do município:
“Nosso papel é justamente apoiar as instituições que trabalham na ponta, levando alimento e dignidade a quem mais precisa. Ver o Patronato integrado ao Cozinha Solidária é motivo de grande satisfação para toda a equipe.”
O Programa Cozinha Solidária tem como objetivo fortalecer a Segurança Alimentar e Nutricional em comunidades de todo o país, fornecendo alimentos saudáveis e de qualidade a cozinhas cadastradas. As doações são oriundas do PAA/Conab e contribuem diretamente para o combate à fome, o acesso à alimentação adequada e o fortalecimento comunitário.
Fonte: BMA
Discussão sobre isso post