A Administração Municipal de Pains recebeu na manhã do dia 15 de setembro, na sala de reuniões da Prefeitura, representantes da Associação dos Mineradores de Pains, Arcos e Região (AMPAR) para um encontro de alinhamento sobre o Projeto de Lei nº 1869, que trata da fiscalização e do monitoramento das informações relacionadas à Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). A reunião foi realizada tendo em vista que a AMPAR foi citada pela Câmara Municipal através de protocolo.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância do papel do município nesse processo, conforme previsto no artigo 23, inciso XI da Constituição Federal. Os empresários receberam as informações de forma positiva, destacando que a intenção é sempre cumprir corretamente com o pagamento de impostos e contribuições de forma correta.

Na ocasião, também foi apresentado um projeto de qualificação de mão de obra, que contará com cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), numa parceria que envolve município, empresas e a própria federação. A iniciativa tem como objetivo preparar melhor os trabalhadores locais e fortalecer o desenvolvimento econômico da região.
Além disso, a AMPAR demonstrou interesse em aderir ao Chamamento Público para patrocínios do evento “Desperta Pains”, reforçando o compromisso de apoiar iniciativas culturais e de integração comunitária. O Desperta Pains, acontecerá nos dias 31/10 e 01/11, na praça central e terá shows católico e evangélico.
Discussão sobre isso post