A Polícia Militar realiza, nesta semana, a segunda fase da operação Circuito Fechado, que combate o furto e o comércio ilegal de fios de cobre no Sul de Minas. Uma pessoa foi presa em Poços de Caldas (MG) e cerca de 24 quilos de cobre sem comprovação de origem foram apreendidos. Durante a operação, dois estabelecimentos foram interditados pela fiscalização municipal.
A ação conta com apoio do Corpo de Bombeiros e de órgãos municipais de fiscalização. Em Pouso Alegre, um dos primeiros locais vistoriados foi no bairro São Geraldo, onde a equipe constatou a ausência de alvará de funcionamento e do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Já em Poços de Caldas, um homem de 40 anos foi preso em flagrante por receptação qualificada. No imóvel onde ele foi abordado, os policiais encontraram cerca de 24 quilos de cobre sem comprovação de origem. Conforme a PM, o suspeito também havia vendido, no dia anterior, quase 4 quilos de cobre queimado em outro estabelecimento.
Durante a operação, dois estabelecimentos foram interditados pela fiscalização municipal, que dará continuidade às medidas administrativas cabíveis.
O tenente da Polícia Militar, Rubem Barbosa da Silva Portilho, explicou como foi o trabalho nesta etapa.
“Na primeira fase foram principalmente os nossos levantamentos dos locais dentro das cidades aqui no estado de Minas Gerais. Aí após esses levantamentos, a Polícia Militar em sua segunda fase, nós estamos realizando a fiscalização administrativa nos locais, estabelecimentos onde é corriqueiro compra de cobre e outros metais. A Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros e os demais órgãos, está fiscalizando esses locais e também fazendo abordagem em andarilhos com carrinhos para verificar se têm algum material e de onde estão buscando”, disse o tenente.
Segundo a PM, a colaboração da população tem sido importante para a operação.
“Aqui em Pouso Alegre, nós temos o apoio importante da população, que é no caso de denunciar. E eles denunciam seja através do 190, seja pelo 181. O que acontece, se você passa na rua ou está em casa e vê um andarilho, outra pessoa com caminhonete ou van recolhendo fios e outros metais, denuncie. Faça um vídeo se tiver câmeras em casa, para a gente poder juntar provas e colocar os receptadores e os autores dos furtos à disposição da Justiça”, completou o tenente.
Fonte: G1 Sul de Minas

Discussão sobre isso post