A Prefeitura de Córrego Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo está desenvolvendo a Rota da Cachaça, que reunirá descrições e localizações de todos os engenhos do município. O lançamento oficial da rota acontecerá no dia 27 de setembro, durante a Festa da Cachaça, evento que celebra a bebida, seus produtores e a cultura local.
O objetivo é dar ainda mais visibilidade aos alambiques e valorizar o turismo rural e cultural.

Atualmente, a cidade conta com 10 engenhos devidamente registrados e outros dois em processo de legalização, alcançando uma produção anual estimada em 2 milhões de litros. Essa força produtiva reforça a identidade de Córrego Fundo como Terra da Cachaça e movimenta a economia local com geração de emprego, preservação de saberes tradicionais e valorização dos produtos artesanais.
A produção local também é organizada por meio da Coopercalc (Cooperativa de Produtores de Cachaça de Alambique da Região Calcária de Minas Gerais), que reúne produtores da cidade e de municípios vizinhos.
O Dia da Cachaça
Comemorado em 13 de setembro, o Dia Nacional da Cachaça é uma data que reconhece a importância histórica, econômica e cultural da bebida símbolo do Brasil. Em Minas Gerais, estado de forte tradição na produção em alambiques, o município de Córrego Fundo se consolida como referência, ocupando o posto de segundo maior produtor de cachaça de alambique do Estado, atrás apenas de Salinas.
Neste 13 de setembro, Córrego Fundo celebra não apenas a cachaça, mas também a dedicação de seus produtores e o fortalecimento de uma tradição que atravessa gerações, reafirmando seu papel de destaque no cenário mineiro da cachaça de alambique.









Discussão sobre isso post