O Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA) chega a setembro de 2025 celebrando 18 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Criado pela Lei Municipal nº 3.632, de 2005, e inaugurado em 06 de setembro de 2007, o BMA se tornou referência em políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, com a missão de “buscar onde sobra e levar onde falta”.
Desde sua criação, o BMA já ampliou significativamente o alcance de suas ações. A partir de 2017, fortaleceu o trabalho de captação e fidelização de parceiros doadores, o que resultou em um aumento expressivo da quantidade de alimentos arrecadados. Somente em 2025, já foram captadas mais de 137 toneladas de alimentos, que beneficiaram entidades e equipamentos da rede socioassistencial de Formiga, além de diversos municípios mineiros integrados às Redes de Bancos de Alimentos (Rede BARCOS-MG, Rede Metropolitana e Rede Sul Mineira).

Entre os principais projetos desenvolvidos pelo BMA, estão:
- Feira Solidária (2017): parceria com produtores feirantes para doação de alimentos não comercializados;
- Horta Urbana (2018): implantação de hortas agroecológicas em terrenos ociosos, hoje já somando 17 unidades em funcionamento, com previsão de expansão para todas as escolas da rede municipal;
- PROPA (2018): orientação gratuita a produtores da agricultura familiar para melhoria da produção, em parceria com o UNIFOR-MG;
- Doação de mudas (2018): reprodução e distribuição de mudas de banana e de capim kurumi e capiaçu, em parceria com entidades e universidades;
- Curso de Culinária Familiar (2019) e Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (2020);
- Rede BARCOS-MG (2021) e Rede Mineira de Bancos de Alimentos (2023), fortalecendo a articulação regional.
Em dezembro de 2024, o BMA ganhou ainda mais força com a inauguração do Centro de Treinamentos, com 400 m² de estrutura, incluindo cozinha escola, sala multi-meios e ambientes destinados a cursos, capacitações e reuniões, voltados principalmente a produtores rurais e entidades atendidas.
O trabalho desenvolvido tem chamado a atenção em nível nacional. O BMA já recebeu a visita de representantes de mais de 70 municípios e foi tema de pesquisas acadêmicas, além de estar presente em eventos nacionais e internacionais voltados à Segurança Alimentar.
Recentemente, o Banco Municipal de Alimentos foi contemplado em edital do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), conquistando a 11ª posição entre centenas de municípios. O recurso de R$ 800 mil será investido na modernização e aquisição de novos equipamentos, garantindo ainda mais eficiência às ações realizadas.
Com uma trajetória marcada por inovação, solidariedade e compromisso social, o BMA segue firme no propósito de transformar vidas por meio da alimentação saudável e do uso consciente dos recursos.
Fonte: Decom








Discussão sobre isso post