O 63º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) promoveu neste sábado (27), no Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG), o Seminário de Defesa Pessoal Policial. A iniciativa integra as atividades comemorativas pelos 10 anos de instalação da unidade.
O objetivo do evento foi ampliar a qualificação técnica dos militares, além de fortalecer a integração entre diferentes instituições de segurança pública e agentes de segurança patrimonial.

O seminário reuniu dezenas de profissionais, entre policiais militares, policiais civis, policiais penais e agentes de segurança privada. Durante as atividades, os participantes receberam instruções práticas e teóricas voltadas ao aprimoramento de técnicas de defesa pessoal, com foco em abordagens seguras, contenção de indivíduos, desarmes e uso progressivo da força.
As orientações foram conduzidas por especialistas com experiência em defesa pessoal policial e artes marciais aplicadas à atividade operacional. Além do treinamento técnico, o encontro buscou valorizar os profissionais de segurança, incentivando o preparo físico, emocional e tático para os desafios do serviço diário.
Segundo o comandante do 63º BPM, tenente-coronel Douglas Guimarães Lima, a capacitação é um passo importante para a segurança na região:
“A capacitação contínua é essencial para garantir a integridade dos nossos profissionais e a eficácia das ações de segurança pública. Além disso, a integração entre as instituições fortalece o trabalho conjunto em prol da sociedade”, destacou.
O seminário integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo 63º BPM em consonância com as diretrizes do Comando-Geral da PMMG, reforçando o compromisso da unidade com a excelência na prestação de serviços e com a construção de uma cultura de segurança mais eficaz e colaborativa.




Discussão sobre isso post