A Santa Casa de Caridade de Formiga emitiu uma nota de repúdio após um incidente ocorrido nessa terça-feira (5) envolvendo uma mulher de 36 anos, que acompanhava sua mãe internada na unidade.
Segundo o hospital, a acompanhante descumpriu protocolos da equipe de enfermagem, gravou vídeos em áreas restritas, agrediu uma enfermeira e causou tumulto. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.

Nas redes sociais, a mulher afirma que houve um desentendimento após uma técnica de enfermagem insistir que sua mãe, acamada, fosse levada ao banheiro para banho, contrariando orientação anterior do coordenador. Ela diz ter sido agredida ao tentarem tomar seu celular e nega ter sido presa, afirmando que foi ao posto policial na viatura por estar muito nervosa.
NOTA DE REPÚDIO
“A Santa Casa de Caridade de Formiga manifesta seu veemente repúdio ao ato de agressão ocorrido nessa terça-feira (5), nas dependências da instituição.
Conforme registrado em Boletim de Ocorrência, a acompanhante de uma paciente, ao discordar dos protocolos de saúde adotados pela equipe de enfermagem, exaltou-se, agredindo fisicamente uma técnica de enfermagem. Além disso, realizou gravações em áreas internas do hospital, invadiu setor de acesso restrito e causou transtornos aos profissionais de saúde e demais pacientes.
Ressaltamos que é terminantemente proibida a realização de filmagens ou fotografias em áreas restritas, medida necessária para preservar a privacidade dos pacientes e garantir a segurança do ambiente hospitalar.
A Polícia Militar, após analisar as imagens das câmeras de segurança, confirmou a ocorrência, dando voz de prisão à agressora, que foi encaminhada para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O hospital seguirá prestando toda a assistência necessária à paciente e reforça que todos os familiares mantêm o direito de visita, desde que observem e respeitem integralmente os protocolos institucionais.
Reafirmamos nosso compromisso com a saúde, a segurança e o bem-estar de nossos pacientes e acompanhantes, bem como o respeito e a valorização dos profissionais de saúde que atuam na Santa Casa”.
Ascom Santa Casa de Caridade de Formiga
Discussão sobre isso post