Uma frente fria avança pelo Brasil a partir desta quinta-feira (7) e, em seguida, uma onda de ar frio deve ganhar força. Essa será a quinta onda de ar frio que avança no Brasil neste ano, de origem argentina.
A onda de ar frio chega ao Brasil já na sexta-feira (8), reduzindo as temperaturas no Rio Grande do Sul e a queda na noite será significativa entre Santa Catarina e Paraná. Segundo o Climatempo, a entrada desta massa de ar polar no continente marca mais um período gelado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, provocando friagem entre Acre e Rondônia no Norte do Brasil, se prolongando até a próxima quarta-feira (13).

Conforme Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “a onda de ar frio pode provocar chuva isolada no Sul de Minas e na Zona da Mata a partir desta sexta-feira (8) à noite. Para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a onda de ar frio deve aumentar a nebulosidade no sábado (9), mas a princípio, sem expectativa de chuva. A massa de ar frio chega no Sul e Triângulo já no domingo (10), declinando as temperaturas e trazendo chance de geada”, explica.
A meteorologista apontou que a percepção da onda de ar frio será maior a partir de segunda-feira (11) na Região Metropolitana, mas ainda não é possível prever de quanto será a redução nos termômetros. “Teremos queda da temperatura máxima já no domingo, mas o frio vem no início da semana”, disse.
Fonte: O Tempo
Discussão sobre isso post