Os dias têm sido marcados por baixa umidade do ar em Formiga, o que exige atenção redobrada com a saúde respiratória da população. Nesse contexto, incêndios provocados em áreas com descarte irregular de lixo têm agravado ainda mais a situação e mobilizado o Corpo de Bombeiros.
Na última sábado (2), a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Formiga atendeu duas ocorrências de incêndio em lotes vagos da cidade.

A primeira foi registrada às 11h47, na Rua Vereador Celso Fernandes do Souto, no bairro Ouro Verde. No local, havia grande acúmulo de lixo doméstico, restos de construção civil, móveis e colchões descartados de forma inadequada. A guarnição utilizou cerca de 1.000 litros de água e levou 1h20 para controlar as chamas, utilizando linha direta com mangotinho. A área queimada foi de aproximadamente 100 m².
Poucas horas depois, às 14h20, os militares foram acionados novamente, dessa vez para a Rua Mário Cristino, esquina com Rua Rio São Francisco, no bairro Saudade. O incêndio atingiu uma área de 1.000 m² com vegetação seca (braquiária), árvores e também lixo descartado irregularmente. Novamente, foram utilizados 1.000 litros de água para conter o fogo.
O Corpo de Bombeiros alerta que provocar incêndios e descartar lixo em locais impróprios são crimes. Além de oferecer riscos diretos à saúde pública, essas práticas impactam negativamente o meio ambiente, favorecendo a proliferação de doenças e prejudicando ainda mais a qualidade do ar – especialmente em períodos de baixa umidade, como os atuais.





Discussão sobre isso post