No início da madrugada deste domingo (17), moradores de áreas próximas à Penitenciária de Formiga registraram, em vídeos, fumaça saindo de um dos pavilhões da unidade prisional. A cena gerou apreensão entre a comunidade.

De acordo com informações apuradas pela Informe Centro-Oeste, presos do Pavilhão Fechado II iniciaram um movimento de subversão da ordem, ateando fogo em colchões e incentivando outros custodiados a aderirem à desordem. Também há registros de que prateleiras foram arrancadas das celas e utilizadas na depredação da estrutura.
A equipe de plantão atuou imediatamente, conseguindo controlar as chamas e evitar maiores danos. Em razão da gravidade do episódio, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado e direcionado para intervir nos Pavilhões I e II, com o objetivo de restabelecer a disciplina e a segurança no local.
Até o momento, não há informações sobre os motivos que levaram os custodiados a promoverem a subversão da ordem. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ainda não se manifestou oficialmente.
Discussão sobre isso post