No dia 7 de agosto de 2025, a Emater-MG ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Ru-ral de Minas Gerais), em parceria com o Departamento Municipal de Agricultura de Córrego Fun-do, promoveu um curso prático de bioinsumos e agroecologia na horta da Escola Municipal Tereza Maria de Faria. A capacitação reuniu produtores rurais que fornecem alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), funcionárias da horta da escola e fruticultores de diversas comunidades rurais do município.
De acordo com o técnico da Emater, Marcos Roberto de Souza, o curso abordou diferentes técnicas de produção de bioinsumos e caldas naturais para o controle de pragas e doenças, todas com baixo custo e alta eficiência. “De forma simples, bioinsumos significam produzir o próprio adubo na propriedade. Também ensinamos a fabricação do ácido húmico, um melhorador de solo que, no mercado, tem custo elevado, mas que o produtor pode produzir praticamente de graça”, explicou.
Os participantes aprenderam ainda a preparar caldas naturais, utilizando materiais acessíveis, para combater pragas e doenças de forma segura e sem produtos químicos. “Essas práticas representam alternativas viáveis e sustentáveis para o aumento da produtividade e a preservação do meio ambiente”, completou Marcos.
A supervisora do Departamento de Agricultura, Bruna Elisa da Silveira, destacou a relevância da iniciativa. “São técnicas de controle mais baratas, fáceis de aplicar e, principalmente, seguras, por se tratarem de produtos naturais. Além de proteger as lavouras, melhoram a qualidade do solo e o desempenho da produção”, afirmou.
Para o produtor José Francisco Frazão, que cultiva frutas como melancia, banana e limão, além de hortaliças, a experiência foi enriquecedora. “Aprendi na prática formas eficientes de controle de doenças e pragas e também como melhorar o solo com bioinsumos, o que certamente vai aumentar minha produção e produtividade”, disse.


Discussão sobre isso post