Durante o Agosto Caramelo, campanha que busca a conscientização para garantir mais segurança e qualidade de vida aos animais domésticos, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), celebra a identificação de mais de 272 mil cães e gatos com microchips subcutâneos desde 2022.
As ações ocorrem por meio do Programa Estadual de Microchipagem de Animais Domésticos “Conheça Seu Amigo”, que identifica e conecta os pets a um banco de dados que permite localizar tutores, reduzir abandonos e apoiar políticas públicas de bem-estar animal.

Implantado em parceria com os municípios, o programa fornece microchips, leitores eletrônicos e uma plataforma digital para cadastro e consulta dos animais. É a primeira ferramenta pública do tipo em nível estadual no Brasil e já é referência nacional, inclusive para o Ministério Público de Minas Gerais, parceiro do projeto.
A superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, destaca que a tecnologia trouxe avanços tanto para a segurança dos animais quanto para a gestão pública.“Criamos uma base de dados unificada, gratuita e acessível. É uma política pública que realmente funciona, com impacto direto na vida das pessoas e dos animais”, afirma.
Como funciona o sistema
A plataforma online, acessível por prefeituras, clínicas veterinárias, ONGs e unidades móveis de castração, gera um código único por animal, vinculado ao CPF do tutor ou à instituição responsável. Em casos de perda, abandono ou resgate, é possível consultar o número do microchip e identificar rapidamente o responsável.
O sistema também oferece relatórios automáticos, exportação de dados e perfis segmentados, com navegação responsiva em celular, tablet ou computador. Os dados são protegidos e o acesso é controlado, garantindo segurança da informação.
“O ‘Conheça Seu Amigo’ representa o uso estratégico da tecnologia para unir cuidado com os animais, economia para os municípios e respostas mais rápidas às demandas da sociedade”, destaca a secretária de Estado da Semad-MG, Marília Melo.
Crescimento contínuo e inibição de abandono
O número de animais cadastrados aumenta continuamente. Apenas nos primeiros seis meses de 2025, foram mais de 75 mil novos microchips. Ao todo, 225 prefeituras já aderiram formalmente ao programa, e há registros de tutores em 534 cidades mineiras.
Além da identificação, o programa tem impacto preventivo: saber que o animal está microchipado inibe o abandono e permite planejar ações como campanhas de vacinação, mutirões de castração e atividades educativas.
Para a funcionária pública Kely Luminato, a experiência é positiva. “A microchipagem traz segurança. Em caso de desaparecimento, o resgate é mais ágil e eficiente”, afirma.
Apoio e acesso
A ação é realizada com apoio do Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Prodevida, e conta com o envolvimento de entidades protetoras, universidades e redes municipais de saúde e meio ambiente. A articulação entre poder público e sociedade civil tem sido essencial para sua ampliação.
A plataforma Conheça seu Amigo está disponível para acesso. O uso completo é restrito a entidades cadastradas, mas qualquer cidadão pode consultar o número de um microchip para ajudar a localizar animais perdidos.
Com os dados reunidos, Minas Gerais poderá desenvolver indicadores mais precisos sobre a população de cães e gatos, embasando políticas públicas de proteção animal, saúde, controle populacional e educação ambiental.
Fonte: Agência Minas
Discussão sobre isso post