Um jovem de 21 anos foi preso na manhã dessa terça-feira (29) durante uma operação interestadual de combate à extorsão sexual digital, realizada no município de Bambuí, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A ação é fruto de uma força-tarefa entre o Grupo de Prevenção à Violência Extrema do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.
A operação foi deflagrada para o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. O alvo da investigação foi localizado em uma casa de Bambuí, onde as autoridades realizaram a prisão e recolheram aparelhos eletrônicos e outros materiais de interesse probatório, supostamente utilizados na prática dos crimes.

Segundo as investigações, o suspeito teria se aproximado de uma adolescente de 17 anos, residente no estado gaúcho, por meio de uma rede social. Após ganhar a confiança da jovem, ele teria passado a ameaçá-la com falsas acusações, exigindo fotos íntimas, dinheiro e até que ela cometesse automutilação.
O caso é investigado como parte de uma série de ocorrências que envolvem crimes digitais com conotação sexual e manipulação psicológica de vítimas, prática conhecida como grooming. A técnica criminosa consiste no aliciamento de menores de idade por meio da internet, com o objetivo de exploração sexual, extorsão ou chantagem emocional.
O material apreendido será analisado para subsidiar as investigações e eventuais desdobramentos do caso, que corre sob sigilo judicial.
Fonte: Sistema MPA
Discussão sobre isso post