Na terça-feira (15), a Polícia Militar de Minas Gerais realizou a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) no município de Pimenta, MG.
O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo da cidade e contou com a presença do comandante do 63º Batalhão, Tenente-Coronel PM Douglas Guimarães Lima; da senhora Maria Gorete de Araújo Costa; do presidente da Câmara de Vereadores, Júlio César Anselmo Rezende; além de demais autoridades, personalidades do município, os 68 alunos atendidos pelo programa e seus familiares.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas foi criado em Los Angeles (EUA), em 1989. Chegou ao Brasil em 1992, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e está presente em Minas Gerais desde 1997. A partir de 2002, passou a ser adotado em todos os estados brasileiros, sendo o único programa preventivo institucionalizado oficialmente pela PMMG. Seu objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas.
O PROERD é desenvolvido em escolas públicas e particulares, nos 5º e 7º anos do ensino fundamental, na educação infantil e também junto aos pais. As aulas são ministradas por policiais militares treinados e capacitados, com a chancela do DARE América do Norte, detentora dos direitos autorais e metodológicos do programa.
Em Pimenta, as aulas começaram no mês de abril e foram conduzidas pelo sargento PM João Batista de Castro, que atendeu, com dedicação, quatro turmas do 5º ano das escolas municipais Padre Aristides Queiroz e Santa Rita.
Para os alunos do 5º ano, o encerramento do PROERD se dá por meio de uma solenidade de formatura, momento em que fazem o juramento de manterem-se longe das drogas e cultivarem o respeito aos pais, à escola e à sociedade.
Encerrando a solenidade, o comandante do 63º BPM, Tenente-Coronel Douglas, destacou a importância da união entre família, escola e polícia, além do papel essencial dos pais na formação dos filhos. Em sua fala, deixou uma mensagem marcante: “Pais, sejam presentes na vida dos filhos de vocês.”
Fonte: PMMG






Discussão sobre isso post