A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou em todo o estado, nesta segunda-feira (21), a operação Linha Segura — uma ação preventiva e repressiva voltada ao combate do uso de cerol e linhas cortantes em pipas, papagaios e similares. O lançamento da operação em Divinópolis, ocorrerá amanhã, às 10h30, na praça da Bíblia no bairro São José. A operação seguirá até o dia 3 de agosto de 2025, período que compreende as férias escolares de crianças e adolescentes.
O uso de linhas com cerol representa um risco gravíssimo à vida e à integridade física de pedestres, ciclistas e, principalmente, motociclistas, além de provocar danos ao patrimônio público e privado. Conforme a Lei Estadual nº 23.515/2019, é proibida a comercialização e utilização de qualquer tipo de linha cortante, sujeitando o infrator à apreensão do material e aplicação de multa.

Durante a operação, militares realizarão fiscalizações em vias públicas, praças e parques, locais frequentemente utilizados para soltura de pipas. Além da abordagem educativa, haverá responsabilização dos infratores, inclusive com enquadramento criminal, quando cabível, conforme o artigo 132 do Código Penal (crime de “Perigo para a Vida ou Saúde de Outrem”).
A PMMG reforça a importância do envolvimento da sociedade na denúncia de práticas perigosas e na orientação das crianças e adolescentes quanto aos riscos envolvidos. O objetivo é garantir um período de férias seguro, com foco na prevenção de acidentes e na preservação da vida.
Para mais informações ou entrevistas, a Assessoria de Comunicação da 7ª RPM estará à disposição.
Fonte: PMMG
Discussão sobre isso post