A FLIFOR – Festa Literária de Formiga será palco no sábado (26), de grandes encontros com a literatura, e um deles promete marcar principalmente os adolescentes que sonham em escrever e publicar seus próprios livros. Com apenas 15 anos, a mineira Natália Soares, de Belo Horizonte, será uma das convidadas da feira, participando ativamente da programação com exposição de sua obra e presença no painel “Quero publicar um livro, e agora?”.
No bate-papo, Natália compartilhará sua trajetória como escritora jovem, os desafios enfrentados no processo de escrita e publicação e, principalmente, sua vontade de inspirar outros adolescentes a se aventurarem pelo mundo das palavras.

“Quando comecei a escrever, fui muito incentivada por uma autora que visitou minha escola. Hoje, participar da FLIFOR me dá a chance de fazer o mesmo por outros jovens. Mostrar que é possível”, afirma Natália, que começou a escrever aos 11 anos e publicou seu primeiro livro aos 14.
Uma história que prende e surpreende

O livro Para minha amada Julieta, lançado pela editora Literíssima, é um romance policial infantojuvenil com 448 páginas, e já está na terceira impressão, com retorno muito positivo de leitores adolescentes e adultos.
Na trama, o protagonista Júnior e seu grupo de amigos descobrem que a amiga Julieta foi sequestrada — mas o caso é muito mais complexo do que parece. Conforme avançam na investigação, os jovens percebem que o passado de suas famílias está conectado ao do sequestrador, o que adiciona camadas de suspense à narrativa.
Com ritmo envolvente, reviravoltas, humor e criatividade, o livro tem cativado leitores de todas as idades. Os títulos dos capítulos são um atrativo à parte — leves, divertidos e bem-humorados, como “Uma lâmpada se acende e cai na minha cabeça” ou “Existem pessoas doidas e existe a professora Sara”.
Natália diz que se inspirou em obras como Harry Potter, Percy Jackson, The 39 Clues e até em Shakespeare, que é homenageado em alguns trechos. Apesar da idade, a autora se dedicou com seriedade à construção do livro: pesquisou cenários, criou fichas dos personagens e estudou temas que desconhecia para manter a coerência da história, que não é de fantasia, mas de ficção realista.
Onde encontrar
Para minha amada Julieta está disponível no site da editora Literíssima, nas principais plataformas digitais e em livrarias de Belo Horizonte (Casa Literíssima, Leitura do Boulevard Shopping e Opus Gutierrez) e São Paulo (Martins Fontes – unidades Paulista e Consolação). A versão digital (e-book) também já está à venda.
Natália compartilha sua rotina como escritora e dicas de leitura em seu perfil no Instagram: @minha.vida.entre.livros. Durante a FLIFOR, ela vai mostrar que talento, dedicação e amor pela leitura não têm idade — e que os livros continuam sendo grandes aliados de quem sonha alto.
Discussão sobre isso post