A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem investido constantemente no fortalecimento da rede pública e na ampliação dos serviços prestados à população. Entre os principais avanços do primeiro semestre de 2025, destacam-se ações que demonstram compromisso com a qualidade do atendimento, a transparência na gestão dos recursos públicos e o respeito integral aos pacientes.
- Atendimento pediátrico com mais qualidade na UPA 24h
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conta agora com três médicos pediatras com RQE (Registro de Qualificação de Especialista) atuando em sistema de revezamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Aos finais de semana, o suporte é mantido com plantonista clínico e cobertura de sobreaviso quando necessário. Essa medida amplia a segurança e a qualidade no atendimento às crianças, oferecendo um serviço mais especializado e humanizado; - UPA bate novamente 100% da meta do Ministério da Saúde
A UPA também atingiu, mais uma vez, 100% da meta de atendimento trimestral, conforme os critérios do Ministério da Saúde, o que garante o repasse integral dos recursos vinculados. De janeiro a junho, foram 41 mil atendimentos e 578 pacientes transferidos, sendo que 75% das vagas foram conseguidas dentro das 24h, em conformidade com a legislação federal. Os dados podem ser acessados em tempo real pelo painel oficial; - Parceria retomada com a ACOM fortalece atendimento oncológico
Após anos de interrupção, a Prefeitura formalizou, em 30 de junho, a retomada do convênio com a ACOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas. A iniciativa viabiliza o encaminhamento de pacientes formiguenses ao Hospital do Câncer de Divinópolis, referência regional. O objetivo é reduzir filas de espera, agilizar diagnósticos e iniciar o tratamento com mais rapidez e acolhimento.
Todos os recursos públicos são aplicados exclusivamente na assistência médica especializada, com prestação de contas mensal, em total consonância com os princípios da transparência e legalidade; - Responsabilidade e ética no atendimento aos pacientes oncológicos
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os pacientes oncológicos regularmente cadastrados no sistema de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) são acompanhados por equipe multidisciplinar, com transporte garantido, agendamentos confirmados nas unidades de referência e suporte contínuo pela rede municipal. Em relação a declarações recentemente veiculadas na imprensa, a gestão esclarece que eventuais dificuldades no fornecimento de medicamentos oncológicos de alto custo não são de competência municipal, sendo essa atribuição da esfera estadual, conforme normativas da Assistência Farmacêutica da Rede SUS/MG.
Ainda assim, o município segue atuando de forma ativa como mediador e apoiador para que os pacientes tenham acesso aos seus direitos, com dignidade, atenção integral e respeito.

Nesta semana, foi registrado junto à Ouvidoria da Saúde um importante retorno positivo, no qual uma paciente da rede oncológica expressa, por escrito, sua satisfação com o atendimento recebido nos equipamentos públicos do município. Embora os dados pessoais sejam protegidos por lei, o documento ressalta o cuidado, a eficiência e o acolhimento prestados pelas equipes da UPA, da secretaria de saúde e do serviço de transporte especializado.
- Mais exames para a população
A estrutura do Complexo de Saúde foi ampliada com a chegada de um novo aparelho de ultrassonografia e um novo eletrocardiógrafo, aumentando a capacidade da rede em realizar exames de imagem e eletrocardiograma, reduzindo a fila e acelerando os diagnósticos.
Fonte: Decom
Discussão sobre isso post