Na manhã dessa segunda-feira (7), o Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio em um cilindro/vaso de pressão no bairro Novo Horizonte, deslocando-se rapidamente até o endereço informado.
No local, os militares se depararam com um botijão de gás P2, sem a mangueira, com a válvula quebrada e em chamas, localizado no interior do porão da residência. Conforme relato do solicitante, o botijão era utilizado para abastecer um maçarico, momento em que a mangueira se rompeu, dando início ao incêndio.

Diante da situação, a equipe realizou a retirada do vaso de pressão para o ambiente externo, constatando a queda gradual da pressão do vazamento e a impossibilidade de fechamento da válvula. Optou-se pelo monitoramento controlado da queima do gás restante e, após o término do vazamento, as chamas residuais que consumiam parte da mangueira junto à válvula foram extintas. Também foi realizado o resfriamento da área com o uso de água.
Não foi identificada certificação na mangueira e na válvula utilizadas, sendo o solicitante orientado quanto aos riscos envolvidos no uso desse tipo de equipamento, cuja comercialização atualmente é proibida.
Fonte: CBMMG
Discussão sobre isso post