Um idoso de 80 anos, dado como morto após internação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Córrego Fundo, surpreendeu a todos ao apresentar sinais vitais já no necrotério da unidade. O caso aconteceu na última quinta-feira (19).
O paciente havia dado entrada na UPA um dia antes, em estado grave, e estava sob cuidados paliativos. Segundo o diretor da UPA, Danilo Faria Leal, o idoso sofreu uma parada cardíaca e teve o óbito constatado pelo médico de plantão, após a realização dos procedimentos protocolares.

No entanto, momentos antes da transferência para a funerária, o agente funerário percebeu sinais vitais no corpo. O paciente foi imediatamente socorrido e encaminhado para um leito de emergência.
Danilo Faria explicou que, devido à gravidade do quadro clínico prolongado, os familiares manifestaram e assinaram um “termo de não investimento” — o que impediu a aplicação de manobras de ressuscitação e procedimentos invasivos, após a constatação do óbito. Após ser transferido para o necrotério da unidade, o paciente apresentou retorno da circulação espontânea sem a necessidade de intervenção médica e, imediatamente, foi transferido para a unidade de internação, tendo sido tomado todos os procedimentos para a manutenção da vida.
Ainda de acordo com o diretor, o profissional responsável, contratado por meio do consórcio ICISMEP, foi afastado e uma sindicância será instaurada para apurar os fatos.
Procurada a Prefeitura da Cidade emitiu uma nota de esclarecimento. Confira na íntegra:
Nota de Esclarecimento
A Administração Municipal de Córrego Fundo esclarece que o serviço médico prestado na Unidade de Pronto Atendimento é terceirizado, por meio do consórcio público ICISMEP. Assim que a administração tomou conhecimento dos fatos da última semana, foi determinado o desligamento do profissional médico envolvido e o fato relacionado ao atendimento médico em questão será apurado.
Por meio da Secretaria de Saúde e demais setores municipais, a Administração se coloca à disposição para apoiar todas as averiguações relativas a ocorrências e prestar atendimento humanizado e de qualidade aos usuários e seus familiares.
Temos o compromisso de buscar o melhor para todos que utilizam nossos serviços públicos e, portanto, nos comprometemos a elucidar os fatos e cuidar para que ofereçamos sempre atendimentos de qualidade.
Discussão sobre isso post