A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu nesta quinta-feira (15) o inquérito que investigou crimes de violência doméstica cometidos contra uma mulher de 25 anos em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado. O autor, de 30 anos, foi indiciado por vias de fato, ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência. Ele segue preso preventivamente.
As investigações começaram em abril, após a vítima procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para denunciar agressões físicas e perseguições praticadas pelo ex-companheiro. Com base no relato, a Polícia Civil solicitou medidas protetivas, que foram deferidas pela Justiça.

Apesar das ordens judiciais, o investigado descumpriu repetidamente as determinações. Diante da escalada da violência, a vítima foi incluída no programa Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) e passou a receber acompanhamento da rede de proteção, com encaminhamento ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e acesso a abrigo institucional.
Durante uma das visitas da patrulha, foi identificado risco iminente de feminicídio. A gravidade da situação levou à atuação conjunta entre a Polícia Civil, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Assistência Social, em uma força-tarefa para garantir a segurança da vítima e combater a violência.
Com base nos elementos reunidos, a PCMG representou pela prisão preventiva do suspeito. O mandado foi expedido pelo Judiciário e cumprido pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Fonte: PCMG
Discussão sobre isso post