No Dia da Mata Atlântica, comemorado nesta terça-feira (27), o Governo de Minas Gerais divulgou dados que apontam uma queda significativa de 25% no desmatamento do bioma no estado. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a área desmatada caiu de 10.030 hectares em 2023 para 7.451 hectares em 2024. Apenas 420 hectares tinham autorização legal para supressão.
O levantamento foi realizado com imagens de satélites da constelação Planet, com alta resolução e capacidade de detectar alterações em áreas pequenas, inferiores a um hectare.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, atribui a redução a um esforço conjunto entre Estado, municípios e parceiros: “Modernizamos o monitoramento, ampliamos a fiscalização e promovemos restauração florestal com envolvimento da sociedade”, afirmou.
A queda também foi confirmada pela Fundação SOS Mata Atlântica, que registrou diminuição de 24,2% no Estado — acima da média nacional de 14%, segundo o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD).
O Governo de Minas também destacou o Tratado da Mata Atlântica, assinado em 2023, que prevê o plantio de sete milhões de árvores nativas em áreas degradadas até 2026. Minas Gerais abriga hoje 11,1 milhões de hectares de Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo.
Fonte: O Tempo
Discussão sobre isso post